Atividades

Perícias Judiciais

O Perito é o profissional que declara ante um tribunal e que detém a característica particular de possuir conhecimentos técnicos em determinada ciência, arte ou ofício, os quais lhe permite emitir opiniões sobre materiais relevantes para a resolução de um juízo.

O Perito Judicial atua quando for solicitado por uma das partes interessadas ou no entendimento do juízo, caso o processo não apresente os elementos suficientes capazes de convencer e, em decorrência disto, levar a um julgamento justo. A Perícia Judicial objetiva levar até os autos provas materiais ou científicas (para provar a veracidade de situações, coisas e fatos) conseguidas através de procedimentos como exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

Assistente Técnico em Demandas Judiciais

O assistente técnico é constituído por uma das partes envolvidas na demanda judicial (autor ou réu). Neste caso, o engenheiro pode emitir parecer técnico concordante, discordante ou parcialmente concordante referente à realização do laudo pericial de autoria do perito nomeado pelo Juízo.
O assessoramento técnico das partes envolvidas na demanda judicial relacionado aos trabalhos do perito judicial é útil nos seguintes casos:

  • Ações revisionais de aluguel;
  • Ações de renovação do contrato de locação;
  • Ações de produção antecipada de provas;
  • Ações de desapropriação;
  • Ações de indenizações;
  • Ações de Usucapião.

Avaliações

A avaliação é definida como a técnica do valor de mercado dos bens materiais ou de direitos sobre eles intangíveis. A definição destes valores é feita dentro de procedimentos técnicos para a realização das análises.

  • Avaliação de imóveis urbanos, industriais e rurais;
  • Avaliação para compra, venda e locação;
  • Reavaliação de ativos;
  • Garantia;
  • Partilhas;
  • Seguros;
  • Aumento de Capital das empresas;

Estudo de viabilidade técnico econômico de empreendimentos.

A avaliação de imóveis consiste na determinação técnica do valor de um imóvel ou de um direito sobre ele. Ela pode ser empregada numa variedade de situações, dentro e fora da esfera judicial e pode ter os seguintes objetivos:

Dissoluções de sociedade;
Inventários;
Locações;
Operações de compra e venda;
Cobranças de tributos;
Seguros;
Hipotecas;

Estudos de viabilidade técnica e econômica.

As avaliações de imóveis estão divididas de acordo com os tipos abaixo mencionados:

Rurais.
Urbanos

Perícias de Engenharia

Possibilita ao contratante o rumo técnico mais adequado a ser adotado, no qual tal documentação poderá servir para obras de reparos ou na determinação dos inerentes nexos causais. O laudo técnico pericial, fora da esfera judicial pode ser contratado por construtoras, administradoras de condomínio, empresas de qualquer ramo de atividade, pessoas físicas e advogados.

Tem como objetivo elaborar um criterioso diagnóstico da edificação a qual se investiga, identificando com precisão as eventuais patologias construtivas relacionadas em vistoria técnica preliminar.

Fiscalização de Obras e Serviços

Consiste no acompanhamento e checagem da execução de cada estágio dos serviços por engenheiro civil, onde este último é extremamente rigoroso no cumprimento técnico de prazos, sistema de gestão da qualidade, projetos executivos, especificações técnicas dos memoriais e análise de ensaios tecnológicos.